18 de janeiro de 2008

Tribuna do Vale em 23/11/2007

Associação doa áreas para Cohapar construir 1.200 casas em Jacarezinho
ANO XII - Nº1030

A Associação dos Sem-Teto de Jacarezinho, repassou à Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) 15 alqueires destinados à construção de 1.200 casas para famílias do município. A doação foi realizada na quarta-feira (21), durante encontro do presidente da Companhia, Rafael Greca, com um grupo que faz parte da diretoria da entidade, presidida por Aldete Silvério de Oliveira. Estiveram presentes, também, o assessor da Associação, João Gonçalves, Márcia Gomes de Oliveira, tesoureira e Daniele Maria Junqueira, secretária.
“O movimento dos sem-teto de Jacarezinho saiu na frente de todos os outros movimentos do país ao comprar a área e doar para a Cohapar. Com esta atitude, eles trazem a solução para o problema da falta de moradia”, afirmou o presidente da Cohapar, Rafael Greca, que disponibilizou todo apoio á entidade.
A presidente da Associação explicou que o primeiro contato com a Companhia foi realizado em agosto e que a Cohapar já está finalizando a vistoria da área doada. O próximo passo é a elaboração dos projetos arquitetônico e social. “Se ninguém fez isso por nós, nos unimos e vamos dar moradia ao nosso povo. Nós, da associação, também precisamos de um lugar para morar e, por isso, não podemos nos acomodar”, afirmou.
A tesoureira da entidade, Márcia Gomes conta que o terreno repassado à Cohapar foi adquirido pela Associação e cada uma das famílias selecionadas para este primeiro projeto paga o seu próprio terreno. “Para selecionar as famílias seguimos o critério da necessidade, quem mais precisa está nesse grupo. Mas queremos continuar com essa idéia e comprar mais terrenos até que todos tenham uma casa para morar”, antecipa.
Conforme a tesoureira, as prestações variam de R$ 60,00 a R$ 90,00 por mês e cada família já sabe onde será construída a sua casa. “Ter um lar é tudo na vida de uma pessoa. A vida dessas 1200 famílias vai melhorar 100%, com toda certeza”, afirma, por sua vez, Aldete.
“O ideal seria que todos os movimentos de sem-teto deste país assumissem essa boa idéia de se tornarem uma cooperativa que empreende a solução da boa moradia”, declarou Rafael Greca. “Todos que quiserem entrar nesse jogo a favor do Brasil, a favor do povo do Paraná, podem procurar a Cohapar e o Governo do Estado”, ressaltou Greca.
Associação
Legalizada desde fevereiro deste ano, a instituição atua em benefício das pessoas que não têm onde morar. “Montamos a associação, porque também vivemos de forma precária. A nossa revolta fez a gente se unir e batalhar por todos os que estão na mesma situação”, declarou Aldete.
A Associação dos Sem-Teto de Jacarezinho já tem mais de 5 mil famílias cadastradas na cidade e quer adquirir mais terrenos para conseguir a construção das casas para as outras 3.800 famílias.
Encontro
A presidente da Associação dos Sem-Teto de Jacarezinho aproveitou a reunião para convidar o presidente da Cohapar para o 2.º Encontro dos Sem-Teto de Jacarezinho, a ser realizado no dia 16 de dezembro. O encontro servirá para discutir políticas públicas para a habitação digna e outras formas de beneficiar quem precisa de moradia. O encontro deve reunir lideranças locais, estaduais e federais. “A presença do Rafael Greca será muito importante porque ele poderá expor todo o seu conhecimento em habitação”, afirmou Aldete.

Nenhum comentário: